Comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada
General de Brigada GELSON DE SOUZA
Ao ser nomeado para o cargo de Comandante da 14ª Bda Inf Mtz, Brigada Silva Paes, o General de Brigada Gelson de Souza estava servindo no Gabinete do Comandante do Exército, sediado em Brasília.
Foi promovido ao posto atual em 31 de julho de 2024. nascido em 31 de julho de 1972, na cidade de Ibirubá - RS, é filho de Alberto Farias de Souza e de Maria Teresinha de Souza.
Incorporou às fileiras do Exército em 18 de fevereiro de 1991, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas - SP.
Em 2 de dezembro de 1995, foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), com sede em Resende-RJ, sendo classificado no 1º Batalhão de Infantaria de Selva, em Manaus - AM.
Realizou os Cursos de Paraquedista e Operações na Selva, cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais em 2003 e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército em 2010 e 2011, ambas no Rio de Janeiro - RJ.
No exterior, concluiu o Curso de Segurança Nacional e Estratégia de Recursos, na Universidade de Defesa Nacional dos Estados Unidos da América.
Foi instrutor e comandante do Curso de Infantaria da AMAN e Ajudante de Ordens do Comandante do Exército. como Oficial de Estado-Maior, serviu na 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, sediada em Natal - RN, e na 22ª Brigada de Infantaria de Selva, sediada em Macapá - AP.
Também comandou o Comando de Fronteira Amapá/34º Batalhão de Infantaria de Selva, Batalhão Veiga Cabral, sediado em Macapá – AP no biênio 2018 e 2019.
Sua última comissão como Oficial Superior foi a Chefia da Assessoria de Assuntos Institucionais, do Gabinete do Comandante do Exército.
Entre as principais condecorações recebidas destacam-se a Ordem do Mérito Militar (Grau Comendador), Ordem do Mérito da Defesa (Grau Cavaleiro), Ordem do Mérito Judiciário Militar - (Distinção), Medalha da Vitória, Medalha Militar de Ouro, Medalha do Pacificador, Medalha do Mérito Santos Dumont, Medalha do Serviço Amazônico (Passador de Bronze), Medalha Marechal Osório – O Legendário e a Medalha Marechal Hermes (Prata Dourada com duas coroas).
É casado com a senhora Roberta e tem dois filhos: Catarine e Henrique.
Redes Sociais