Realização do 3º Arraiá da Família Silva Paes
A origem das Festas Juninas é pagã. Ainda antes da Idade Média as celebrações anunciavam o solstício de verão e de inverno e homenageavam os deuses da natureza e da fertilidade. A igreja acabou aderindo às festas atribuindo-lhe o caráter religioso, uma vez que não conseguia acabar com a sua popularidade.
Assim, em Portugal, em virtude da coincidência de datas, passou-se a comemorar o São João, chamando-lhe de festas joaninas, de modo que, no Brasil, as festas juninas foram introduzidas pelos portugueses no período colonial e, desde então, a comemoração sofreu influências das culturas africanas e indígenas e, por isso, possui características peculiares em cada parte do Brasil.
Nos dias 1º e 2 de julho realizamos o 3º Arraiá da Família Silva Paes. A Área de Lazer Silva Paes (ALASP), junto ao Hotel de Trânsito de Oficiais de Florianópolis, recebeu uma linda decoração onde tinha até tobogã, cama elástica e uma fogueira cinematográfica. Tudo organizado pelos integrantes das Organizações Militares da Guarnição de Florianópolis.
Além dos quitutes típicos e brincadeiras os participantes puderam assistir à apresentação de uma dança típica da festa. Ela tem origem nas danças de salão na França e consiste numa bailada de casais caracterizados com vestimenta tipicamente caipira. Contou também com uma coreografia chamada de casamento caipira, feita em homenagem a Santo Antônio, o santo casamenteiro.
Abrilhantaram o evento Militares da Ativa e da Reserva pró-Ativa, juntamente com seus familiares e amigos. Passaram nesses dois dias pela ALASP cerca de 1600 pessoas.
Redes Sociais