Compromisso de 3º Sargento Honorário
Florianópolis (SC) – No dia 25 agosto, no 63º Batalhão de Infantaria (63º BI), durante a solenidade alusiva ao Dia do Soldado, o 3º Sargento Honorário do Exército, o Senhor Dudevant dos Santos Teixeira, prestou, pela primeira vez e em forma, o compromisso à Bandeira Nacional.
Em 7 de março de 2008, na Fortaleza do Mar do Sul, esse cidadão fundou o “Pelotão Cívico do 14º BC”, com a finalidade de manter viva a chama do 14º Batalhão de Caçadores (nome originário do atual 63º BI) e a preservação da motomecanização militar brasileira. Seu Pelotão já foi visitado pelas mais importantes autoridades civis e militares do País. Além de manter um extraordinário acervo sobre a Segunda Guerra Mundial, o “Sargento Dudevant” é responsável pela preservação da história militar, em especial da motomecanização. Pessoalmente, ele preserva com carinho as viaturas que recupera, com a ajuda apenas de um amigo. Como se não bastasse, às terças e às quintas-feiras, o Sargento Dudevant recebe alguns estudantes da região da Grande Florianópolis e divulga as atividades do Exército Brasileiro, promovendo a cidadania e o espírito patriótico. Atualmente, ele constrói um parque temático que retrata o antigo batalhão, o que servirá para a maior difusão da historiografia militar brasileira.
Em 2012, o Sr Dudevant recebeu o devido reconhecimento da Força, quando obteve o título de “Sargento Honorário do Exército Brasileiro”, pela colaboração ao ensino cívico-militar. O colecionador também já foi condecorado com a Medalha do Pacificador e com a Ordem do Mérito Militar, além de outras honrarias. Com isso, ele completou o ciclo ao prestar, na oportunidade do Dia do Soldado deste ano, o juramento ao Pavilhão Nacional.
Redes Sociais