14ª Brigada de Infantaria Motorizada realiza Páscoa dos Militares 2024
Florianópolis, SC – Nesta quarta-feira, 31 de julho de 2024, a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada promoveu um evento marcante em celebração à Páscoa dos Militares, na Guarnição de Florianópolis. A cerimônia, que buscou fortalecer os laços entre as Forças Armadas e reafirmar valores cristãos, foi acompanhada por uma ampla participação de militares e autoridades.
Este ano, a presença do Arcebispo Militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius Ferreira, destacou-se como um ponto alto da celebração. Dom Marcony, que estava em Florianópolis para o evento, presidiu as atividades religiosas, incluindo a Santa Missa na Paróquia dos Sagrados Corações, em São José (SC). Sua presença foi fundamental para a realização das celebrações católicas e suas palavras em homilia reforçaram a Páscoa como um momento de renovação espiritual e esperança.
Além da Missa, o evento contou com um culto evangélico na Capela da Polícia Militar de Santa Catarina e um encontro espírita nas instalações do 63º Batalhão de Infantaria. As atividades também tiveram a participação do Major Capelão Tomaz, da Polícia Militar de Santa Catarina, e do palestrante espírita, Sr. Alexandre Chambarelli de Novaes.
A tradição da Páscoa dos Militares, iniciada em 1945 após a Segunda Guerra Mundial, é uma celebração única realizada em uma data diferente da tradicional Páscoa cristã, devido ao fato de muitos militares terem passado a data original em combate. Este evento anual mantém viva a memória e o reconhecimento dos sacrifícios feitos.
Entre as autoridades presentes estavam o Comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Marcio Cossich Trindade; o Comandante da Capitania dos Portos de Santa Catarina, Capitão de Mar e Guerra Rodrigo de Araújo Cid Santa Rita; o Comandante da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina, Capitão de Fragata André Luiz Vilela de Assis; o Comandante da Base Aérea de Florianópolis, Tenente-Coronel Jaques da Silva Vale; o Comandante-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Coronel Aurélio José Pelozato da Rosa; o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Coronel Fabiano de Souza; e o Comandante do 1º Comando Regional de Polícia Militar, Coronel Julival Queiroz de Santana.
O ponto alto da cerimônia foi a passagem simbólica da imagem de Nossa Senhora da Defesa para a Polícia Militar de Santa Catarina, que ficará encarregada de organizar a próxima Páscoa dos Militares em Florianópolis, dando continuidade a essa importante tradição.
Redes Sociais