Setembro Amarelo: Palestras promovem conscientização sobre saúde mental e prevenção ao suicídio
Florianópolis, SC – Na última quinta-feira (12), o auditório do 63º Batalhão de Infantaria (BI) recebeu uma importante palestra em alusão ao Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio. A iniciativa, promovida pelo Serviço de Assistência Social (SAS) da Guarnição de Florianópolis, faz parte do Programa de Valorização da Vida (PVV) e teve como público-alvo os Oficiais, Subtenentes e Sargentos da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada e do próprio 63° BI.
O evento contou com a presença do renomado médico psiquiatra Dr. Eduardo Mylius Pimentel, diretor da Associação Catarinense de Psiquiatria e do Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina (IPQ). Em sua palestra, Dr. Pimentel destacou a crescente relevância da discussão sobre o suicídio, apontado como um problema de saúde pública, e a necessidade de falar abertamente sobre o tema. Ele também ressaltou a importância da saúde mental e de como os militares podem ser multiplicadores de conhecimento, capacitados a identificar, acolher e oferecer suporte a quem precisa.
Além dessa atividade, no dia 10 de setembro, data que marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a SAS da Guarnição de Florianópolis organizou outra palestra, desta vez voltada aos cabos e soldados da Companhia de Comando da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada e do 14º Pelotão de Polícia do Exército (Pel PE). O evento foi conduzido por voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV), que abordaram temas como a valorização da vida, a escuta ativa e a importância de estar disponível para ajudar o próximo.
Essas ações refletem o compromisso das Forças Armadas com a saúde mental de seus integrantes, promovendo conscientização e apoio dentro da tropa.
Redes Sociais