4º Exercício de Ajuda Humanitária
(Tubarão-SC) Nesta terça-feira, 29 de setembro, iniciaram os incidentes simulados do 4º Exercício de Ajuda Humanitária, em Tubarão/SC. As atividades começaram com um patrulhamento ostensivo em um bairro do município e revista de veículos. Em outro local, acontecia um segundo incidente em que a tropa realizou a segurança do local em uma simulação, na qual recebia a população desalojada em uma escola municipal. Neste incidente, os militares realizaram a triagem de segurança, a triagem médica e o cadastramento.
Na mesma tarde, as tropas do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, localizado em Porto União/SC, realizaram a transposição do Rio Tubarão em botes pneumáticos para a montagem de uma Passadeira, uma espécie de passarela para passagem de pedestres. A finalidade era resgatar feridos que estavam no outro lado da margem. Os incidentes seguiram pela noite, com a simulação de um veículo soterrado envolvendo vítimas em estado grave e com vários curiosos no local, havendo pouca visibilidade. Finalizando o primeiro dia do Exercício Simulado, durante a madrugada, houve a simulação de um incidente no qual envolvia um cidadão com fortes dores no peito e não conseguia chegar até o hospital, no qual a tropa realizou o seu resgate.
O Exercício de Ajuda Humanitária é uma Operação interagências com o objetivo de adestrar as tropas subordinadas da 14ª Bda Inf Mtz para atuarem em situações de calamidade pública e desastres naturais. A simulação acontece em um cenário no qual o município de Tubarão/SC sofreu fortes chuvas e o nível do Rio Tubarão subiu cerca de 14 metros, ocasionando deslizamentos de encostas, obstrução de vias e destruição de pontes. Além disso, estão sendo demonstradas situações de socorro às vítimas e como tratar a população em situações de calamidade pública.
A Base de Operações foi montada na 3ª Companhia de Infantaria Motorizada e a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada (14ª Bda Inf Mtz) é a Grande Unidade responsável pela coordenação do exercício. No Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Tubarão, estão reunidas as demais Agências envolvidas nas atividades, entre elas: Defesa Civil, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Administração Prisional de Santa Catarina e Prefeitura de Tubarão. O 4º Exercício de Ajuda Humanitária reúne tropas vindas de Florianópolis, Blumenau, Criciúma, Porto União e Curitiba, as quais estão sendo empregadas em vários incidentes até 1º de outubro.
Redes Sociais