Encerramento do 5º Exercício de Ajuda Humanitária
Blumenau/SC - Encerrou-se no dia 15 de julho, em Blumenau/SC, o 5º Exercício de Ajuda Humanitária. O exercício teve por objetivo adestrar as tropas da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, integrantes da Força de Ajuda Humanitária do Comando Militar do Sul, e as demais instituições envolvidas, para atuarem em situações de calamidade pública e desastres naturais. O treinamento contou com a participação do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Instituto Geral de Perícias, Guarda Municipal de Trânsito de Blumenau, Defesas Civis de Santa Catarina e Blumenau.
Embora seja um exercício simulado, os cenários foram preparados o mais próximo da realidade possível para a execução dos incidentes que ocorrem num evento real, como resgates em diversos ambientes (rios, ribanceiras, escombros e outros), transporte de vítimas, transposição de áreas alagadas, deslizamentos, desabrigados, saques, roubos, identificação de corpos e a execução das operações de Garantia da Lei e da Ordem pública.
O Exército Brasileiro, quando acionado, participa em todo o território nacional de atividades de apoio à população em situações de calamidade, tais como as desencadeadas nas enchentes do Vale do Rio Itajaí, nos anos de 1983 e 2008, consideradas as maiores catástrofes climáticas do Estado de SC. Recentemente, em dezembro de 2020, a Força de Ajuda Humanitária da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada apoiou os moradores de Presidente Getúlio/SC, afetados pelas impactos das chuvas que ocorreram naquele município.
O 5º Exercício de Ajuda Humanitária dispôs da participação efetiva de 375 militares do Exército Brasileiro e integrantes de 7 instituições que atuam diariamente para a segurança e bem-estar da sociedade brasileira. Ainda, foram utilizadas no exercício, 81 viaturas especializadas do Exército, além dos diversos equipamentos, ferramentas e maquinário adequado das instituições envolvidas para atuação em busca e resgate, de modo a garantir a eficácia do atendimento futuro à todos os brasileiros.
Redes Sociais