Operação Dínamo
O Exército Brasileiro está realizando, desde a segunda-feira, 16 de Novembro, a Operação Interagências Dínamo III, coordenada pelo Comando Logístico, por meio da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC) e executada por diversas Organizações Militares, simultaneamente, em todo o território nacional, com o apoio dos Órgãos de Segurança e Ordem Pública (OSOP) e Agências Governamentais.
A Operação Dínamo consiste em uma intensificação da fiscalização e controle no que diz respeito à produção, armazenamento, comercialização, transporte, bem como a utilização de explosivos e produtos correlatos, em um esforço conjunto, objetivando contribuir para a segurança da sociedade, dentro das medidas preparatórias para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos – Rio 2016 (RJ 2016), de acordo com a missão Constitucional atribuída à Força Terrestre.
Concomitantemente, a operação busca desenvolver capacidades, incrementar a sinergia entre os trabalhos realizados pelo Exército e Instituições Policiais e consolidar a percepção da presença nacional dessas instituições perante a sociedade brasileira, no combate a ilícitos envolvendo a gestão irregular de explosivos.
Nos dois primeiros dias da operação foram constatados resultados significativos que atestam a efetividade e a eficiência dos esforços conjuntos do EB e dos OSOP empregados. A operação contou com o efetivo de 2.933 integrantes que percorreram cerca de 33.000 km em 479 viaturas do Exército e dos Órgãos de Segurança Pública.
Redes Sociais